A gripe Suína e o Vitalgate

Nos últimos dias a Comunicação Social tem sido entupida com a Gripe Suína e o Vitalgate. Dois assuntos muito diferentes ou talvez não.
Quanto ao primeiro, a gripe suína, eu que não sou técnica de saúde, cientista ou afim, mas ocorre-me muita coisa: as modificações na cadeia alimentar animal, principalmente animais criados industrialmente para consumo humano, com a introdução de antibióticos, cereais transgénicos, restos de outros animais, têm consequências inesperadas. Esta coisa de estarmos sempre a modificar a natureza é pouco razoável.
Mas, para além disso, estranho é aparecerem estas epidemias e pandemias mesmo a servir interesses farmacêuticos e com principal incidência em certas áreas do globo, digamos mais desfavorecidas, ou também poderemos dizer onde os grandes lobbies da industria farmacêutica têm caminho aberto para experiências variadas com a capa de acções humanitárias.
Coincidências?! Juro que não era assim tão desconfiada mas começo a achar que coincidências a mais não são fruto do acaso.

Depois o Vitalgate. Eu estava lá, não insultei, não molhei (até porque estava calor e cada duas garrafitas era um euro), mas vi, in loco, sem montagem ou edição.
Vi o sorriso de Vital, vi que enviar um representante do Partido Socialista, cabeça de Lista ao Parlamento Europeu, useiro e vezeiro em aparecer em tudo quanto é sitio a glorificar as acções do governo, que ainda algumas décadas atrás defendia o contrário e agora fez esta pirueta, é arriscado.
È mais ou menos como enviar um caçador artilhado a uma manifestação da Greenpeace ou da PETA. Digamos que é pôr-se a jeito.
Se a maioria dos milhares de desempregados, trabalhadores com a espada sobre a cabeça, trabalhadores a quem o salário não chega, precários, com salários em atraso, reformados com pensões miseráveis, se essa maioria que ali desfilava dando brado aos seus direitos agiu com desprezo e indiferença a tal presença, alguns houve que não se controlaram e acharam uma ofensa aquele personagem, exactamente aquele, aparecer ali.
Não concordo com agressões, sou pacífica. Mas não vi murros nem pontapés.
Vi: assobios, apupos, insultos verbais, alguns que o tentavam agarrar pelo braço e sim, água arremessada. Vi também os membros da organização da manifestação pedirem para os manifestantes não o fazerem, vi também membros da organização tentarem garantir a segurança da Delegação PS.
Depois disso temos uma bola de neve, afinal foram os comunistas, já há quem ache que o PCP deve pedir desculpas, expulsar militantes, retratar-se, etc. Já se sabe que em Melgaço também os mesmos malandros assobiaram o Primeiro Ministro e há até quem garanta que arremessaram um, copo de vinho Alvarinho (que desperdício!).
Portanto temos que nos decidir ou os comunistas estão em vias de extinção, fosseis com a mania que estão vivos ou pelo contrário, estão vivos e movem montanhas porque conseguem mobilizar esta gente toda.

Estou á espera ainda que o Benfica exija um pedido de desculpas ao PCP pelos apupos recebidos no aeroporto, porque de certeza que têm a culpa…
O que me apetecia agora era uma bifana na Festa do Avante.

Comentários

Paulo Lontro disse…
Quanto às farmacêuticas acho que estás a fazer um filme daqueles de 70 mm tipo Ben Hur ou Os 10 Mandamentos...
Quanto ao Vital… eu vi o que viste e penso quase o mesmo, mas a resposta ao teu pedido de decisão vai ser dada daqui a poucos meses e com direito a confirmação e reconfirmação, não perdemos pela demora…
Muito inspirada essa do Benfica, é que não tarda nada a ser mesmo verdade a culpabilização de outros Pintos que não Vitais de todas as desgraças, verdes ou vermelhas, laranjas ou azuis…
Fernando Samuel disse…
Excelente texto!
Parabéns!

Um beijo.
sagher disse…
quanto ao candidato só lamento uma coisa. é o facto de terem caido na armadilha. A essa pandilha ou se chega a roupa ao pelo a sério ou então ignoram-se. Ficaria muito mais chateado se o tivessem ignorado.
assim vestiu-se de preto colocou meio ovo sobre a cabeça e lá fez seguir o guião.
Ana Camarra disse…
Paulo: Talvez esteja a fazer filme, talvez não. Não tenho duvida que há intervenção humana nesta nova peste, acidental ou nem por isso. Quanto ao Vitalgate continuo a achar que foi lá á procura daquilo ou tavez mais, infelizmente deram-lhe o que desejava.

Fernando Samuel-Obrigado.

Sagher-é isso mesmo o Calimero.

beijos
Maria disse…
Eles não sabem (ainda) é que somos muitos, muitos mil...
E temos de lhes mostar, mais uma vez, quando viermos à rua no dia 23, o que estamos dispostos a fazer...

Excelente (e oportuníssimo) post. Gostei do vitalgate... rima com colgate... :)))

Beijos
anad disse…
Eu assino por baixo.
Muito bem
Um abraço
Bejinhos
Anad
salvoconduto disse…
Oh Ana Alvarinho e uma bifana, hummmm, agora abriste-me o apetite, olha que a estas horas ainda não jantei.

Não, não acredito que alguém tenha desperdiçado um copo de Alvarinho no sujeito. Deixa-me brincar um pouco, eu primeiro bebia-o e depois atirava o copo...

Abreijos.
Zorze disse…
Ana,

Quanto à gripe as tuas suspeitas são certeiras.
Pois, acredita. Vivemos num mundo de monstros. Pior até do que tu pensas.

Quanto a Vital, apenas me merece desprezo.

Beijos,
Zorze
samuel disse…
Post em cheio!
Então no que diz respeito às bifanitas... :-)))

Abreijos.
PDuarte disse…
em relação à primeira parte do texto, salvo pequenas dúvidas, acho que estou de acordo contigo.
em relação à segunda acho que és uma querida.
acho pronto.
és uma quarentona maluca como eu e isso para mimimportamaisque as nossas opiniões que divergem, porque só pode ser natural divergir.
porque os corpos andam porque fisicamente convergem e divergem.
gostei do teu "pôr-se a jeito".
mas, caramba, tantas vezes que se me pôem a jeito e eu tenho ter calma e juizo.
foi o que a certa altura faltou ali.
e mais.
eu acho que nem foram os do PC que fizeram aquilo. e fico por aqui.
agora erro sem explicação foram as declarações do SG do PCP e outros dirigentes.
é a minha opinião, mas claro, para a minha Ana do Barreiro tudo e aí de quem lhe atire uma garrafa de Vitalis por ela se manifestar, que eu vou lá e arrebento as trombas ao filho da mãe.
beijo.

para mim claro.
PDuarte disse…
de onde apareceu aquele ...para mim claro?
Ana Camarra disse…
Maria-Lá estaremos uma vez mais.

Anad-Que bom, abraço e beijinhos!

Salvo-Belissimo jantar, vai-se buscar a bifana ao Alentejo, pavilhão de Vendas Novas, e o vinho ao de Ponte Lima. Remata-se com um doce de côcô de Cabo Verde e uma caipirinha d Brasil, no Espaço Internacional. È um upgrade e peras!

Zorze-Pois, eles andam aí, andam, andam.

PDuarte-Olha o meu cavaleiro andante! Mas olha com o calor que estava uns salpicos de água era bom!Quarentona, desconfio cada vez mais maluca.
O "para mim, claro" foste tu que escreveste, será que o beijo era para ti próprio?

Beijos
Ana Camarra disse…
Samuel- E o Alvarinho?

beijo
casadegentedoida disse…
Belo post. A Teoria da Conspiração, da manipulação genética, é plenamente aceitável e definitivamente verdadeira. São muitas as coincidências, do tipo de gripe, do local, claro que para mim este vírus foi criado em laboratório e depois disseminado pelos animais para contagio dos humanos. Muito se poderia aqui dissertar sobre o assunto, muito poderíamos conjecturar, mas que esta gripe não surgiu por acaso não surgiu.
Abraços e Bjs.
Obs. Não te esqueças da cervejola.
Anónimo disse…
Plenamente de acordo, Ana! Aliás, escrevi nesse sentido no Delito de Opinião. Se quiser dar-me o prazer da sua visita...
o castendo disse…
Ora bom dia que ainda não almocei,
Ora vamos lá por pontos:
1.Fazes o favor de não meter o «glorioso» ao barulho senão a gente zanga-se;
2. Sobre a Gripe recomendo quer o artigo de ontem no Público (de um virologista), quer este: http://5dias.net/2009/04/29/mike-davis-cronica-de-uma-gripe-anunciada/
3. Sobre o Vitalgate este, no gérero cómico, também não está mal: http://5dias.net/2009/05/04/confissoes-de-uma-campanha-alegre/

Abreijos (e a ver se a gente se vê)
Ana Camarra disse…
Casadegentedoida-Só tenho um problema, não gosto de cerveja!

Carlos-Tenho de lá passar isto tem estado apertado, nem tenho visitado os amigos em condições.

O Castendo-Tenho de ir ver essas coisas, não me venhas com clubites!

Beijos
Anónimo disse…
A "Vitalanisse" para mim foi arruaça combinada, os bloquistas fizeram-lhe uma festinha um pouco mais colorida para tentarem arranjar texto forte para abertura dos telejornais.
O Vital nada tem para apresentar então arranjam estes cozinhados em que o tentam culpar o PCP e a CGTP.
ordinários!!!!!!!!!!!
Não vi o Vital!
Felizmente, por mim só lhe perguntava por onde tem andado nos outros 1º de Maio
Sobre a Gripe! POIS não sei, não tinha pensado nisso, quem sabe?

Um abracinho
Lagartinha de Alhos Vedros
Ghost disse…
Pois é...partilho da tua opinião em ambos os assuntos.

Mas, falando sério...VITALGATE?? É muito bom...até porque, como tu, também eu lá estava à beira e não vi o "escândalo" que retratam por aí. De resto, com alguns "senhores" - como diz o ditado - Perdidas são as que caem no chão!

Um abraço