12 Passas


Tradicional engolir 12 passas de uva á meia-noite do último dia do ano.
Um pouco relativo, já que a meia-noite do último dia do ano é muito diferente e as horas distintas conforme o local do globo, Sidney, Fornos de Algodres, Cairo, Paris, Colorado, Waikiki ou Alcabideche.
Mas pronto engolimos as 12 passas, bebemos uma taça de champanhe ou outro sucedâneo espumoso, destinamos um desejo por cada uva mirrada, beijamos as pessoas com quem estamos, esperamos que aquele ritual de uvas mirradas e álcool espumoso faça efeito.
Invariavelmente não faz.
Portanto fazemos este ritual e esperamos o melhor, eu vou fazer pelo sim pelo não, entretanto deixo aqui uns desejos que peço ao pessoal para incluir nas 12 passas:

Nº 1-Desejo que a ONU funcione. Simples, não?!
Desejo que seja uma Assembleia-geral de Todos os Povos do Mundo, defenda a humanidade, não esteja manietada ou subserviente a qualquer clientelismo, interesse político ou económico, seja o garante da Paz e do cumprimento dos Direitos Humanos.


Nº 2-Paz no Médio Oriente.
Parece-me incompressível que se ofereça um quarto que se tem vago a alguém sem casa, que depois nos ocupe toda a casa e nos enfie na dispensa com a nossa família. Com o acesso limitado a água, electricidade, cuidados de saúde ou meios de subsistência. Mais ainda de cada vez que se faz barulho a arrastar uma cadeira, desatam ao tiro, a bater com paus e à mangueirada, cortam em definitivo agua e luz.
Isto porque se estão a defender….dizem eles.
Tudo em nome de um suposto ser omnipotente e omnipresente, que parece que é o mesmo, para os dois e que supostamente é pai.
Eu como mãe, com todos os poderes possíveis não consentia que um filho meu fizesse aquilo a outro.

Nº 3-Usar a Tecnologia para coisas verdadeiramente úteis.
Relembro que daria muito mais jeito erradicar uma série de doenças do que recriar o Big Bang. Que se podia usar a globalização para levar água potável a todo lado em vez de petróleo ou bombas, ou levar alimentos em vez de se incinerar porcos e fruta ou obrigar produtores de leite a pagar multas por produzirem leite a mais, no mesmo planeta onde morrem crianças de fome.

Nº 4-Garantir que cada criança é fruto de amor.
Simples este, não é?!
Garantir que cada criança é concebida por amor, criada com amor. Que cada um de nós terá essa responsabilidade, terá a responsabilidade de não existirem mais crianças maltratadas, abusadas sexualmente, com frio, com fome, obrigadas a trabalhar, privadas de educação.
No mesmo pacote podemos generalizar que as crianças crescem, precisam do mesmo carinho e atenção dignidade e respeito, enquanto adultos, mesmo quando chegam a velhos.

Portanto só peço isto, que na vossa dúzia de passas incluam estes quatro, é abrangente, não chocam nenhuma sensibilidade politica ou religiosa, penso eu.
Já que está a chegar um ano novinho em folha aproveito para desejar que todos os dias pela nossa frente sejam prenhes de esperança, de realizações, de justiça, de uma vida melhor, para todos.

Comentários

Anónimo disse…
Estarei contigo nesses quatro desejos, caramba só são quatro...

Abreijo.
duarte disse…
a esses quatro desejos ,junto 8 passas no meu cigarro...enquanto espero.
eu costumo comê-las todas de uma vez, e costumo desejar : oxalá não me engasgue!
esses desejos são para se cumprir, quer se queira quer não...
ou o planeta encarregar-se-há de limpar toda a porcaria , que este parasita( o ser "humano) tem feito...nem que para tal seja necessário, outro começo...
abraço do vale
Fernando Samuel disse…
As minhas primeiras quatro passas de amanhã, serão a pensar nos teus quatro desejos.


Um beijo.
Diogo disse…
Faltam-te oito passas!

«Parece-me incompreensível que se ofereça um quarto que se tem vago a alguém sem casa, que depois nos ocupe toda a casa e nos enfie na dispensa com a nossa família»

Quem ofereceu o quarto foram os sionistas de Inglaterra que já sabiam que o objectivo era ocupar a casa inteira. A alta finança precisava de uma base militar junto ao Canal do Suez e das jazidas petrolíferas do Médio Oriente.

Beijo
Ana Camarra disse…
Salvoconduto-São só 4, já viste a diferença que faziam?

Duarte-Por mim cumpria-os já e se todos quisermos são possiveis.

Fernando Samuel-Obrigado, mas sei que estes meus desejos também são teus e de muitos mais e é possivél.


Diogo-As outras passas reservo para uso pessoal, estas quatro partilho com os demais, um terço. Sendo que as de uso pessoal são abrangentes e incluem coisas que não são só para mim, acho que para mim mesmo sobra uma ou duas, nem sequer os mais importantes.
Quanto ao quarto cedido, eu sei, eu sei, foi uma forma que a Europa e a América do Norte encontraram tipo 2 em 1, livraram-se de um problema e ficaram com uma base.
O pior é quem lixa, o mexilhão!

Beijos
Zorze disse…
Ana,

Esqueceste-te das cuecas azuis. Só assim a magia da fada-madrinha resulta.
E os gnomos da Floresta Encantada junto dos membros do clube Bilderberg à volta da fogueira no vislumbre de que letra irão cantar as Janeiras.

Beijos,
Zorze
Anónimo disse…
As 12 passas são sempre comidas por favor, mas nunca falham, e este ano junto aos meus desejos esses :)

Um Feliz 2009, cheios de coisas boas para ti e para aqueles que amas
beijinhoss
J. Maldonado disse…
São aspirações legítimas, mas utópicas... pelo menos fica o desejo de que o mundo melhore...
Faço votos para que tenhas boas saídas e óptimas entradas. Bom ano novo!
Menina Idalina disse…
Subscrevo Ana . Faziam toda a diferença .
Um bom ano para ti e para os teus .
BJ
F Nando disse…
Pois é HAJA ESPERANÇA! E apesar de tudo UM BOM ANO 2009
Eric Blair disse…
Pá, atenção a isso das passas.
Bom ano e tal.
Anónimo disse…
Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo... que os Sonhos e Projectos se realizem no ano que vai nascer!
Bom Ano Novo de 2009
Beijos Amiga
Diogo disse…
Que o ano de 2009 constitua um passo gigante em direcção à democracia directa via Internet (ao invés de votarmos eternamente num centrão corrupto até à medula). Para que todos tenhamos anos sucessivamente melhores sem obras inúteis e pornograficamente caras, sem banqueiros a encherem a mula aos biliões, sem políticos na engorda criminosa e sem jornalistas de venalidade avançada.

Bom Ano, Ana (Ana será o feminino de Ano?).

Beijo
Paulo Lontro disse…
BOM ANO !!
De quem é o 1º coment do ano, de quem é... ????
;)
Anónimo disse…
Partilhei os desejos.
Feliz 2009!
samuel disse…
É assim mesmo! Gosto de pessoas que pedem coisas simples e modestas. :-))) ... mas desta vez bem que a magia das passas podia funcionar!...

Abreijos
duarte disse…
eu comi as passas , e não me engasguei...menos mal.
Entretanto,continua a guerra, a fome , a sede...a morte espreita em cada recém nascido,abandonado...como um peso incomodo.
mais uma passa...e estou pronto para lutar ao lado dos oprimidos.
abraço em dia mundial de ressaca.
Ana Camarra disse…
Pessoal

Peço desculpa por ter estado "desligada", problemas variados e sortidos impediram--me, penso que a partir de hoje irá tudo normalizar.
Obrigado pelo carinho, por terem partilhados estes desejos comigo.

Aquela Abraço!
LuisPVLopes disse…
Esses desejos, não podem estar nas passas, por essas, passamos todo o ano, um após o outro, as passas ditas do Algarve.
Esses desejos, têm de estar em todos e cada um de nós, senti-los, desejá-los como desejamos respirar, devemos sentir esses desejos todos os dias, todas as horas, minutos e segundos.
Pois se esses 4 desejos se cumprissem e, apenas esses 4, os outros seriam obsoletos.

Ouss