sábado, 8 de novembro de 2008

Memórias de Luta III


Em 1948, José Maria Ribeiro Norton de Matos, militar, herói, candidatou-se ás eleições presidenciais de 1949, reivindicando a liberdade de propaganda e uma melhor fiscalização dos votos. O regime de Salazar recusou-se a satisfazer estas exigências. Obteve vastos apoios populares e apoio de membros da oposição. Devido à falta de liberdade no acto eleitoral, e prevendo fraudes eleitorais, ele acabou por desistir depois de participar em comícios e outras manifestações de massas.
Esta foto, do espólio familiar, também, mostra numa imagem engraçada (eu chamo-lhe a foto dos chapéus, porque todos o usam), o apoio dos democratas Barreirenses.
Eu não era nascida, não assisti, portanto não me lembro.
Mas sei, porque quis saber.

15 comentários:

Marreta disse...

Ainda pensei que te iria ver envolvida por um círculo azul, mas não, na altura ainda não eras nascida.
No entanto, é um documento histórico, valioso até. De facto ainda seriam precisos mais quase 30 anos para o estertor final, ainda com um Humberto Delgado pelo meio.
Saudações do Marreta.

sagher disse...

libertou-se a cebeça... dos chapéus e do espartilho, embora me pareça que alguns advogam o regesso ao "pensamento unico"

salvoconduto disse...

Nessas época o chapéu fazia parte do quotidiano. O povo quis tiar o chapéu a Norton de Matos mas a ditadura não deixou.

Abreijo

F Nando disse...

Um dia destes vou ao meu baú de memórias buscar umas fotos...

Ana Camarra disse...

Marreta - Não podia lá estar! Ainda foi preciso tudo o que dizes, mas estes democratas são na mesma dignos da minha admiração.

Sagher-Esse barrete só nos enfiam se deixarmos...

Salvoconduto-Mas ainda assim lá estavam!

F Nando-Acho que sim, abre o baú!

beijos

Ludo Rex disse...

E vamos continuar a querer saber...
Kisses

Ana Camarra disse...

Ludo

ès um cusco!

beijos

José Espremido Até Ao Tutano disse...

O grande problema agora è que a maioria não sabe e não quer saber...

Beijos

mugabe disse...

Boas recordações Ana.

Abraço!

Ana Camarra disse...

José - Por isso vamos fazendo algum trabalho de "sapa".

Mugabe-Como calculas, não me recordo disto em concreto, mas aprendo!

beijos

José Espremido Até Ao Tutano disse...

Estou a fazer o melhor que posso.

Beijos

Ana Camarra disse...

José

Já percebi :)

bj

SENSEI disse...

Ora aí está!... É exactamente isso!

SABES PORQUE QUISESTE SABER!

ESTE POVO NÃO SABE, PORQUE NÃO QUER SABER!

Por isso Zurra e carrega, de orelhas caídas, joelhos esfolados e lábios inchados, o resultado da sua submissão e ignorância.

Está tudo dito!

Xôxos

Ouss

Fernando Samuel disse...

Esses democratas barreirenses estavam em todas...

Um beijo.

Ana Camarra disse...

Semnsei-Mas vamos divulgando, haverá sempre alguem que fica a saber...


Fernando Samuel-O Pessoal do Barreiro é assim.

Beijos