O Maldonado do Blogue Terceira Via fez-me um desafio.
Confesso que sou pouco dada a estas “correntes”, recebo, como toda a gente, mails de pensamentos inspirados que tenho de passar a não sei quantos amigos, de modo a reafirmar a minha amizade, outros com rezas ou imagens miraculosas a garantir-me sorte, sob pena de se não as passar ser atingida por um azar do caraças.
Não os costumo passar, salvo raras excepções que considero engraçadas, ou mesmo só para provocar reacções nos amigos, quanto ainda ás correntes de amizade, procuro reafirmar a minha amizade de forma mais pessoal.
Mas este desafio é interessante, pedem-me para escolher 5 filmes e 5 músicas que para mim são importantes, e desafiar mais cinco blogueiros.
Muito se vê sobre as pessoas com estes temas.
A dificuldade está em escolher só 5 de cada, existem milhares de músicas belíssimas, com significados especiais para nós, e filmes, tantos.
Optei por escolher cinco filmes, que vejo em qualquer ocasião, sem me aborrecer, vejo qualquer um deles vezes sem conta, há outros, imensos, mas escolhi por isto, qualquer um deles vejo em qualquer estado de espírito.
A mesma lógica apliquei ás músicas.
Agora faltam porradas de filmes, montes mesmo, (Scorcese, Rosselini, Felinni), tantos, tantos.
Músicas faltam pacotes, Jazz, Portuguesa, Clássica, Stones, etc.…
Fiquei com esta lista.
Filmes
1900 – Bernardo Bertolucci 1900
Cinema Paraíso – Giuseppe Tornatore 1989
A Festa de Babete – Gabriel Axe 1987
LA Confidential – Curtis Hanson 1997
Do fundo do Coração – Francis Ford Coppola 1982
Músicas
O Baile dos Capuletos – Romeu e Julieta Tchaivovsky
Era um redondo vocábulo – Zeca Afonso
Porque não me vês – Fausto
Circo de Feras – Xutos e Pontapés
Secret World – Peter Gabriel
O desafio, que também não me importo que não aceitem faço a: Cidadão do Mundo, CRN, Ludo Rex, Diogo e Marreta.
Uns gajos fixes com quem vou trocando umas palavras.
Por acaso fico cheia de curiosidade!
Confesso que sou pouco dada a estas “correntes”, recebo, como toda a gente, mails de pensamentos inspirados que tenho de passar a não sei quantos amigos, de modo a reafirmar a minha amizade, outros com rezas ou imagens miraculosas a garantir-me sorte, sob pena de se não as passar ser atingida por um azar do caraças.
Não os costumo passar, salvo raras excepções que considero engraçadas, ou mesmo só para provocar reacções nos amigos, quanto ainda ás correntes de amizade, procuro reafirmar a minha amizade de forma mais pessoal.
Mas este desafio é interessante, pedem-me para escolher 5 filmes e 5 músicas que para mim são importantes, e desafiar mais cinco blogueiros.
Muito se vê sobre as pessoas com estes temas.
A dificuldade está em escolher só 5 de cada, existem milhares de músicas belíssimas, com significados especiais para nós, e filmes, tantos.
Optei por escolher cinco filmes, que vejo em qualquer ocasião, sem me aborrecer, vejo qualquer um deles vezes sem conta, há outros, imensos, mas escolhi por isto, qualquer um deles vejo em qualquer estado de espírito.
A mesma lógica apliquei ás músicas.
Agora faltam porradas de filmes, montes mesmo, (Scorcese, Rosselini, Felinni), tantos, tantos.
Músicas faltam pacotes, Jazz, Portuguesa, Clássica, Stones, etc.…
Fiquei com esta lista.
Filmes
1900 – Bernardo Bertolucci 1900
Cinema Paraíso – Giuseppe Tornatore 1989
A Festa de Babete – Gabriel Axe 1987
LA Confidential – Curtis Hanson 1997
Do fundo do Coração – Francis Ford Coppola 1982
Músicas
O Baile dos Capuletos – Romeu e Julieta Tchaivovsky
Era um redondo vocábulo – Zeca Afonso
Porque não me vês – Fausto
Circo de Feras – Xutos e Pontapés
Secret World – Peter Gabriel
O desafio, que também não me importo que não aceitem faço a: Cidadão do Mundo, CRN, Ludo Rex, Diogo e Marreta.
Uns gajos fixes com quem vou trocando umas palavras.
Por acaso fico cheia de curiosidade!
O resto do pessoal pode perfeitamente deixar lista das suas preferências, ou não, que eu não fico chateada, nem lhes acontece nada de mal, isto é mesmo só cusquisse.
Comentários
Não sei se vou conseguir.
Gostei muito das tuas escolhas.
Kisses
è claro que consegues!
beijocas
A lista de Schindler; O Pianista e Million dollar baby.
Musica:
Sergio Godinho; Jorge Palma; Fausto; Zeca; Madredeus e Rui Veloso.
Leonard Cohen e Jacques Brel
Frankie go to Hollyoowd e Stranglers
depois fazes uma lista com isto.
Boa Lista, sim senhor!
Gosto de todos, ainda o que gosto menos é Jorge Palma, por questões pessoais.
Nos filmes falta-te um filme feliz!
Mas gosto da tua lista também.
Beijocas
Quanto aos filmes, consigo arriscar:
1 - A Laranja Mecânica (de Kubrick).
2 – A Vida de Brian, O Sentido da Vida, Em Busca do Cálice Sagrado (todos dos Monty Python).
3 – Vários filmes do Woody Allen.
4 e 5 – Centenas de filmes ae exequo, que seria injusto escolher uns em desfavor de outros.
Também gosto muito da música de fundo deste blog.
Um beijo
Boa Lista
Estou muito orgulhaso dos meus amigos da blogosfera!
Nuna mais consegui ouvir a 9ª sem me lembrar da laranja mecânica, aliás de Kubric gosto de quase tudo também, dos Monty Phyton tenho tudo cá em casa, e todos os que arranjo do Terry Gilliamn a realizar (As aventuras do Barão, os Ladrões do Tempo, O exército dos 12v macacos, só tenho pena de não ter o Brazil, o outro lado do sonho), Allan é incontornavél gosto mais de uns do que doutros, mas no geral gosto.
De reso é como dizes, ainda estão por fazer tantas canções e tantos filmes, ainda não vimos todos, o que adoramos hoje tem outro sentido amanhã.
Isto é só uma brincadeira!
Ainda bem que gostas da minha música!
Beijos
Olha, é difícil porque é tanta coisa, mas enfim numa abordagem mais ou menos rápida é assim:
Filmes: 1. O Carteiro de Pablo Neruda 2. Cinema Paraíso 3. Roma Cidade Aberta 4. Blow Up 5. Apocalipse Now mas são tantos e tantos....!!!
Músicas: Madredeus, Cesária Évora, Paco de Lucia, Brell, Mina, Milva, Ornela Vanone, Compaio, Carlos Paredes etc, etc, etc.........! AC/DC, Metálica, We are the Demon, nos pesados...!
Anocas, obrigado pela preferência !! Abraço!
Já quanto a filmes não sou grande opinador porque sou pouco dado a "fitas".
Escolho "Cinema Paraíso", porque nunca vi os outros.
Estes inquéritos (ou jogos) são limitados, pois nunca conseguem abarcar todas as nossas preferências, pelo que fica sempre exposta uma ínfima amostra.
Obrigado pela tua participação. :)
Pronto boa lista, no meu gosto só umas observações:
O Carteiro de Pablo Neruda, é bom mas o livro é 500000 vezes melhor!
Os outros são todos fantásticos.
Há um filme que ainda ninguém falou e que tinha a secreta esperança que fosse mencionado…..
Depois digo!
As músicas que falas, o que conheço gosto mas tenho de ir á procura do que é Ornela, Milva e Mina.
Não tem nada que agradecer!
bjs
Escolhes o que gostas e pronto.
Por acaso até escolhes muito bem.
È claro que isto dos gostos é muito relativo.
Ainda ninguém disse que gosta de Tony Carreira, mas o gajo é um sucesso.
beijos
Pois isto é uma brincadeira!
Mas foi divertido
beijos
1 - O Mundo a seus pés - Orson Wells
2 - o Milagre de Milão - De Sica/Zavatini
3 - Roco e os seus irmãos - Visconti
4 - Era uma vez na América - Sérgio Leone
5 - Cinema Paraíso - Tornatore
5 músicas (excluindo... muitas e não falando em clássica...):
1 - Ne me quitte pas - Brel
2 - O Pastor de Bensafrim - Zeca
3 - Romance de um dia na estrada - Sérgio Godinho
4 - Como hei-de amar serenamente - Adriano/Assis Pacheco
5 - Lembra-me um sonho lindo - Fausto.
É claro que estes são, apenas, 5 dos filmes de que mais gostei (gosto); e estas são, apenas, 5 das canções de que mais gostei (gosto)...
Um beijo.
MÚSICAS:
- The Passenger / Iggy Pop
- Que Força é Essa / Sérgio Godinho
- Childood's End / Marillion
- Smoke on the Water / Deep Purple
- People Are Strange / The Doors
FILMES:
- Era Uma Vez na América / Sergio Leone
- Cinema Paraíso / Giuseppe Tornatore
- Reino dos Céus / Riddley Scott
- Feios, Porcos e Maus / Ettore Scola
- O Bom, O Mau e o Vilão/ Sergio Leone
Provavelmente muitos outros(as) que podiam estar no lugar destes(as) ficaram esquecidos.
Saudações do Marreta.
Mina, Milva e Ornela, vê se consegues arranjar, mas é difícil, o que eu tenho delas comprei em Itália...são três divas italianas, uma espécie de Amália Rodrigues em Itália! Abraço!
Esta brincadeira é redutora.
Eu já me lembrei de outros tantos, apesar das dificuldades que tive em escolher estes.
Cada vez que me chega uma lista, digo, olha também gosto.
Mas ainda assim há um filme especial que ainda ninguém falou.
O milagre de Milão é uma delicia….
Mas gosto da tua lista toda também.
Obrigado
beijos
Também gosto da tua lista, só não consigo ver sempre o "Feios, Porcos e Maus" é preciso estar com uma certa disposição.
beijos
Não, o filme Chocolat é curiosamente melhor que o Livro.
Quanto ás italianas, tenho ver se arranjo, obrigado pela dica.
beijos
FILMES (Só 5)
1 - Rapariga com Brinco de Pérola
2 - Cotton Club
3 - Mona Lisa
4 - O Clube dos Poetas Mortos
5 - Moulin Rouge
MÚSICAS (Só 5)
1 - What A Wonderful World (Louis Armstrong)
2 - The RIde of the Valkyries(Richard Wagner)
3 - Galinhas do Mato (José Afonso)
4 - I feel Good (James Brown)
5 - Watch Over Me ( Nina Simone)
E ainda há bué!
Xôxos
Ouss
Cinema:
1. A aventura e outros filmes de Antonioni;
2. Une partie de campagne e vários outros de Renoir;
3. Persona e quase tudo de Bergman;
4. Crônica de Anna Madalena Bach, de Straub & Huillet;
5. Marienbad e Hiroshima, de Resnais.
Música popular de consumo:
1. A love supreme (Coltrane);
2. Kind of blue (Davis);
3. Vibrações (Jacob do Bandolim);
4. A obra completa de Luiz Gonzaga;
5. A obra completa de Cartola.
Nos dois casos, há muito mais: Visconti e Tom Jobim; Bresson e Charlie Parker; Buñuel e Piazzola; Welles e Rollins; Godard e Urbano Medeiros; Glauber Rocha e Hermeto Pascoal. Infelizmente, conheço mal a música portuguesa e quase nada do cinema lusitano. Mas gosto de Oliveira, Costa e Botelho.
Um abraço.
só posso ficar feliz porque ainda não me apareceu nada que não goste nas listas do pessoal.
Fantástico!
beijos
Olha, estás a fazer suspense com o "Tal" filme,...diz lá qual é ??? estou curioso..!!!
Abraço!
O Leopardo!
Kiss
Amigo, não és obrigado!
Não fico chateada!
Isto é uma brincadeira.
beijos
Olha, um que me enfeitiçou e envolveu sobremaneira..."O BAILE"
Atenção: eu estou a falar dos meus gostos, não estou a dizer que são os melhores do mundo !
Também gosto do estilo Oliveira,...já vi quase todos: desde o Aniki Bobó, Vale Abraão, A Caixa, Non ou a vã glória de mandar, Francisca, etc...
Abraço!
acredito, il Gatto Pardo é uma coisa fabulosa em todos os aspectos, argumento, realização interpretação, fotografia...
tu "ligado" ao cinema não podias deixar de gostar, só não o coloquei na inha lista, porque não o vejo em qualquer ocasião, tenho de estar para lá virada.
O Baile, sim fabuloso.
Os de Oliveira tenho uma relação de amor odio, ou adoro ou detesto, é conforme.
Mas o Aniki é outra maravilha.
beijocas
"Há Lodo no Cais" - Elia Kazan com Marlon Brando - Devia ser OBRIGATÓRIO nas escolas primárias.
"O mundo a seus pés" - de e com Orson Wells
"Rio Grande" do John Ford com o John Wayne
"A rainha africana" do John Huston com a Humphrey Bogart e Katharine Hepburn
“O Selvagem”, de Laslo Benedek com Marlon Brando e Lee Marvin
Musicas:
"Le meteque" Georges Moustaki
"Noches de Boda" Joaquin Sabina
"Aviones" Silvio Rodriguez
"Calice" Chico Buarque
"Bandiera Rossa" autores desconhecidos
Filmes:
1- 1900
2- Couraçado Potenkine
3- A Quimera de Ouro/ Tempos Modernos/ O Grande Ditador
4- A Ultrapassagem (c/ Vittorio Gassman)
5- Oh Amigos Meus!
Musicas (entre tantas...)
1- My Babe Just Cares for Me
(Nina Simone)
2- Imagine (John Lennon)
3- Gaivota (Amalia)
Classica: (entre tantas, tantas...)
1- Adagio para Cordas (Samuel Barber)
2- Concerto para piano nº5 (Beethoven)
3- Laudate Domine (Mozart)
Cidadão - Só para saberes o Sostrova é que agarrou nos textos que escrevi noutro contexto e criou este espaço. È o meu padrinho blogosférico.
DaSilva - Sempre a tempo, amigo.~
beijos