Sopas de Cavalo Cansado










Ontem ouvi o nosso Primeiro afirmar que Portugal está disponível para apoiar com géneros alimentícios de forma a mitigar a fome no mundo.
Como é, desculpe?
Não sei onde irá buscar essas reservas, segundo sei Portugal não é auto-suficiente em quase nada, importamos quase tudo, cereais, frutas, legumes, azeite, carne de vaca.
Aliás o exercício é simples é só passarmos nas prateleiras dos supermercados, é difícil encontrarmos produtos nacionais sejam maçãs de Alcobaça ou carapaus que não tenham sido pescados por barcos espanhóis (apesar de eu considerar que os carapaus são cidadãos do mundo e quando os adquiro não é para falar com eles).
Os Açores foram penalizados por excesso de produção lacticínios, as oliveiras foram arrancadas junto com as amendoeiras e outras coisas a troco de efémeros subsídios, por todo o país os barcos de pesca foram abatidos com incentivos Europeus, apesar de termos uma Costa impar virada para o Atlântico, foram desencorajadas as produções de fruta, subsistem algumas coisas especiais como a maçã riscada de Palmela, a pêra rocha ou Bravo Esmolfe, muito a custo da promoção local não de incentivos governamentais.




Como Europeus comemos peixe pescado por barcos espanhóis, lacticínios da Holanda e França, legumes espanhóis, fruta francesa, bifes irlandeses, nosso parece que é quase toda a carne de porco e de aves que consumimos.
Teimosamente produzimos ainda vinho que chegue, isto porque a campanha de incentivos para arrancar vinhas não foi tão bem sucedida como outras.
No Verão passado vi com descrédito que em pleno Algarve só encontrei laranjas de Israel!
Por isso não sei o que está a pensar mandar seja lá para onde for comida só se for vinho para sopas de cavalo cansado mas o pão terão de ir busca-lo a outro lugar.


Comentários

anad disse…
Tem toda a razão e nós também temos direito à indignação.
Anad
Anónimo disse…
Cada vez gosto mais deste blogue
O nosso primeiro ministro deve ter bebido dessas sopas quanda era pequenino.

Augusto
Anónimo disse…
Olha, essa música é uma maravilha.
Caetano é o cantor dos apaixonados.

Este bloge é muito interessante.
Anónimo disse…
E com tanta laranja que Silves produz e que todos os anos vai para o lixo por causa das cotas... Estamos fartos de cotas na produção... Lutemos pelo o que é nosso.
Boa Semana
PDuarte disse…
Era muito novo quando se assinou nos Jerónimos a entrada para a CEE.
Foi bom. Muito bom talvez para poucos.
Ana Camarra disse…
Brigadinho a todos:
Anad-pois é temos que nos indignar
anónimos-ainda bem que gostam
Ludo Rex-Temos que lutar tanto como nos temos que indignar
pduarte-Já cheguei á conclusão que quando certos artistas nos dizem que uma coisa é boa concerteza que a coisa é muito má.