Smoking



























Perdoem-me o estrangeirismo do título, este texto é sobre o tabaco, não sobre os seus malefícios, mas sim sobre os seus fascínios.
Nos longínquos anos 80 quando transitei para a Escola Secundária a grande moda era FUMAR. Eu não aderi logo, estupidamente aderi mais tarde, mas o fumar não se extinguia no acto em si, para além de fumar existia tudo o mais, uma das modas anexas era a dos sacos com marcas de tabaco e whisky, profundamente anti pedagógico mas era na época normalíssimo ver milhares de rapariguinhas a carregar os livros e demais material escolar nuns sacos de um material parecido com a borracha ostentando o logótipo da Gitanes ou de qualquer outra marca.
Mais, disputava-se qual o mais invulgar (os da Marlboro eram os mais corriqueiros) daí até experimentar a marca era um passinho de formiga, para além disso fumava-se em todo o lado: nos mercados, nos comboios, nalguns autocarro de longo curso, nas estações de metro, nos aviões, nos cafés, nos restaurantes, nas salas de espera e nas escolas.
Tive professores que fumavam nas aulas, empregados de secretaria que fumavam no exercício das suas funções, contínuos que acendiam o cigarro no corredor da escola e é claro os alunos não se ficavam atrás.
Fumar estava associado a crescer, a ser sexy, a ser autónomo, de forma vaga estava ainda associado a emancipação feminina, era normal, os anúncios de diversas marcas de tabaco estavam em todo o lado.
Volvidos estes anos aqui estamos no séc. XXI (o que nós não sonhávamos com as maravilhas do séc. XXI) e no primeiro ano de todas as proibições, passámos uma vez mais do 8 para o 80, hoje é proibido fumar em todo o lado, eu já tinha assistido a cenas caricatas do outro lado do Atlântico, resmas de pessoas á porta dos Centros Comerciais a fumar, e em Ottawa numa rua pedonal cheia de esplanada apenas uma se encontrava apinhada, era um bar irlandês, o único onde era permitido fumar.

Comentários

anad disse…
Eu não fumo Ana, por razões de saúde, tenho uma rinite alérgica, mas detesto proibições radicais. Todas as pessoas têm as suas necessidades e têm direitos. Abaixo as leis feitas à pressa...
Anad