quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Porque acreditamos no esforço….A força de acreditar.


É mais ou menos isto o novo slogan de um banco nacional, o dito cujo slogan vem acompanhado de respectiva campanha publicitária em tom de roxo, eu a ultima vez que achei muita piada ao roxo foi no final dos anos 80 quando o Artista anteriormente conhecido por Prince cantava Purple Rain, mas pronto gostos não se discutem.

O que para mim é esquisito é o centauro como símbolo, passo a explicar:

Os Centauros são mitológicos o que quer dizer que basicamente nunca existiram e que não existe maneira de encaixar o bicho nas teorias de Darwin.
Por outro lado se por acaso tivessem existido arranjam outra caldeirada, porque os centauros são descritos em várias obras da Grécia antiga como umas grandes bestas, mais, existem uns resquícios de teoria que diz que nas planícies da Anatólia existia na antiguidade uma tribo de pastores a cavalo (cowboys ou campinos?) pouco sociável e que amiúde raptava mulheres a tribos vizinhas para se reproduzirem, as meninas que nasciam eram expostas (basicamente mortas, raio de sorte ser mulher) e os rapazes começavam logo de pequeninos a andar a cavalo, reza a teoria ou a lenda que nem para dormir desmontavam (abstenho-me de comentários face a outras necessidades fisiológicas).
Chegamos a outra parte importante do anuncio-o filme, o spot ou ainda o reclame-pois que se vislumbra um jovem mais ou menos imberbe, louro e apessoado a cavalgar furiosamente, naquilo que parece o deserto do Arizona (parece-me porque eu nunca lá fui, desertos só conheço um bocadinho do Saara e a margem sul do Tejo), a música lembra um canto árabe ou em alternativa a banda sonora do filme “Gladiador”, o cavaleiro atinge umas ruínas, sai do nosso ângulo de visão e reaparece transformado em centauro. Troveja uma voz: Porque acreditamos no esforço.

FANTÁSTICO!

Então o moço esforça-se tanto para ser uma besta?!

Então o banco é especialista em transformar-nos em bichos (já tinha esta suspeita)?!

O que acredito é que o pessoal que se vai lá endividar para pagar o T2 ou o carrito ou mesmo o trespasse do Café na Brandoa vão-se esforçar para lá do possível, que nem umas bestas para pagar o empréstimo!

Agradeço a qualquer publicitário que me explique, muito agradecida.

Sem comentários: