Os Dias 11 de Setembro



O Dia 11 de Setembro de facto parece ser fatídico, a primeira ideia é aquela dos aviões a chocarem nos prédios, a impotência, as pessoas a saltarem das janelas, uma violência de facto, horrível e brutal mas infelizmente não foi o primeiro dia 11 de Setembro marcado pela violência, antes disso precisamente no dia 11 de Setembro de 1977, Steven Byko, lutador contra o apartheid pelos direitos humanos morre depois de torturado, depois de lhe ser negada assistência médica condigna, numa prisão sul africana, um país onde existiam vários degraus de pessoas, onde por lei o tom de pelo determinava os direitos, isto tudo com uma certa tolerância do mundo ocidental civilizado, que continuava dali a sacar petróleo e diamantes, mesmo que isso significasse existir um sitio no mundo onde por lei, existiam pessoas menos pessoas. O mundo acordou para essa realidade, lentamente, um jornalista branco, Donald Woods, teve de fugir do seu país para contar a história, com risco de vida, Peter Gabriel escreveu uma canção famosa e foi preciso muito para que a África do Sul deixasse de ser o país capital oficial do racismo. Mas não existiu só esse 11 de Setembro, em 1973, precisamente nesse dia, Salvador Allende morria, num golpe de estado no Chile, Allende era médico, democrata, marxista, candidatou-se durante anos à presidência e ganhou democraticamente, as forças internacionais esfaimadas por explorar as maiores minas de cobre do mundo e verdadeiramente zangadas por um país na América Central ter mudado de rumo democraticamente (sim porque a democracia só é boa quando lhes serve), boicotaram o país de todas as maneiras, por fim apoiaram energicamente um golpe de estado brutal, liderado por Augusto Pinochet devidamente assistido com armas e militares. Allende não abandonou o seu posto sabendo que ia morrer, o Chile recuou à barbárie quase medieval com o apoio do mundo ocidental civilizado, os estádios encheram-se de corpos, choveu dor em Santiago do Chile a 11 de Setembro e o mundo quase não chorou.
Curiosamente Pinochet morreu de velho, protegido até à morte com subterfúgios diversos dos amigos ocidentais civilizados….
Podemos dizer então talvez que o último 11 de Setembro será consequência dos anteriores? Talvez, no saldo final, foram os inocentes que morreram e a tragédia do 11 de Setembro foi útil para uma vez mais se tirar direitos, para prender pessoas sem culpa formada, para torturar, até para violar de uma assentada vários acordos internacionais, vários direitos humanos, várias liberdades.
Estes são três onzes de Setembro, todos de má memória, Ghandi disse “olho por olho e o mundo ficará cego”, tinha razão, vai sendo hora de usarmos os nossos olhos para vermos mais longe, talvez para ver que somos todos uma espécie só, a habitar num planeta maravilhoso e que isto seria tudo melhor se todos quiséssemos e isso eu acredito ser possível!

Comentários

salvoconduto disse…
Faz tempo... Saúdo o regresso e o texto.
o piãozão disse…
Não sei dizer coisas profundas nem sequer tenho jeito pra escrever mas sei dizer que, tens razão em citar ghandi...
Só tenho pena que a nossa velha máxima continue a ser seguida:
-"na terra dos cegos quem tem um olho é rei".
Pena é que nem todos pensem como nós paz amor e muita solidariedade.
Uma coisa ensinaste pelo menos pra mim quando disseste quem vive pelo bem será recordado pelo bem.

Mas deixemos de coisas assim tão pesadas que não dizem nada comigo e tú sabes bem que é verdade, pra mim existe musica, paz, alegria, amor e que o mundo seja um espaço pra todos, cada um com o seu jeito, desde que eu viva de acordo com os demais, sem que ninguem me diga és um estorva.
Com saudades de te ver e com carinho aqui te deixo um abraço e espero a vizita hehehehehehe.
Unknown disse…
Um programa recente da SIC Notícias disse mentiras sobre o caso «Equador», que tem partes copiadas de «Cette nuit la liberté».
MST é um «moralista» anti-Esquerda, refiro-me a Esquerda de facto e não a esquerda troikista.
A Censura anda muito activa nos comentários dos blogs. Espero que deixe passar este comentário.
Em www.anticolonial21.blogspot.com está a verdade inconveniente sobre a cópia de partes de «Cette nuit la liberté» por Miguel Sousa Tavares para o livro «Equador».
duarte disse…
é bom não esquecer Biko... que tal como Ghandi era a favor da não violencia. Mas que podemos nós fazer contra estes montros que nos vocíferam as mais brutais ordens? a resposta só poderá ser brutal, os dias 11 , só podem ser combatidos com Maios, 1789 e 25 e pouca (ou até mesmo nenhuma) tolerância para com os "vampiros".
Abraço Ana.
Anónimo disse…
Awesome!
Thanks for your ideas on the review Blogger: isto tem dias.


They seem to be surprisingly helpful!! I loved reading your write-up.



Feel free to surf to my site This Link
Luís Maia disse…
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a visionar os blogs que sempre apreciei , aquele voragem do FB absorve em demasia damos por nós a perder horas num turbilhão inútil. Aqui estou de baraço ao pescoço para apreciar o que por aqui se faz e este foi sempre um blog que apreciei.
Um abraço

volte também amiga