Se Deus existe tem um mau feitio do caraças! (Parte 1)


Confesso que não sou religiosa, que fui educada sem credos, que não sou baptizada, que não baptizei os meus filhos, que fui educada a respeitar quem acredita nisso tudo seja de que forma for.

No entanto de vez em quando olho para as religiões, por curiosidade, até porque não tenho o hábito de dizer mal seja lá do que for sem conhecer.
Assim o Deus que conhecemos melhor é aquele que vigora, pelo menos no velho testamento, para judeus, cristãos e muçulmanos.
O Velho testamento é igual para todos.
Portanto Deus criou o mundo em 7 dias, sendo que ao último descansou.
Ou é muito competente ou um bocado relaxado, para construir outro aeroporto anda-se a discutir vinte anos!
Também é demais, mas pronto sete dias parece-me insuficiente.
Não só criou o mundo mas todos os animais e plantas que nele existem.
Ocorrem-me logo umas coisas à cabeça, as pulgas Senhor, para quê? As melgas? As carraças? Os percevejos? As ténias?
Outros bichos existem dos quais não gosto, mas reconheço-lhes um papel significativo.
Depois criou o homem à sua imagem e semelhança………….também não é muito abonatório!
Depois para ele não estar só, da sua costela criou a mulher. Pois apresentam-nos logo como um sucedâneo!
Mas siga.
Depois coloca-os num sítio perfeito, onde tudo é harmonia, bichos e casal primordial com a proibição de tocar na árvore do conhecimento, uma macieira!
Então o que tem contra as maçãs? E contra o conhecimento?
Depois a má da fita é a gaja, que se deixa enganar por uma serpente….nem vou tecer considerações sobre esse pormenor.
Por fim dá-lhes a vergonha e expulsa-os do Paraíso com ordem de se multiplicarem.
Essa parte até que não é má, só me faz espécie só existir aquele casal, só sei que tiveram dois filhos, homens, Caim e Abel, como foi?
Reproduziram-se através de relações incestuosas com a mãe Eva?
Ou de outra forma, que será talvez o sétimo ou decimo segundo milagre de Fátima a ser revelado?!
Mas que raio de mente retorcida é que coloca um casalinho nu, num local aprazível com uma macieira carregada de frutos apetitosos e por causa de uma, uma, maçã, condena-os a eles e a toda a descendência a carregar a culpa do pecado original.
Original porque foi o primeiro?
Porque é muito original condenar até à eternidade alguém roubar fruta, neste caso uma, só uma maçã.
Entretanto ocorre-me uma série de gente que fez coisas muito piores do que roubar fruta e não foram fulminados, nem transformados em estátuas de sal, nem ganharam um bilhete expresso para o inferno.
Portanto a existir Deus é discriminatório.
Pronto de vez em quando irei voltar ao tema, que por acaso me fascina!
Mas concluindo por agora, isto a ser verdade, a única elação que tiro é que Deus tem um mau feitio desgraçado!

Comentários

Anónimo disse…
Ana,
Deus? Ignoro!

A revolução é hoje!
Anónimo disse…
Qual sucedâneo?! A mulher foi a obra de arte, o homem foi apenas um esboço.

Sou cristão (o que não deve ser novidade para si), mas respeito igualmente todos os credos e crenças. Afinal Deus deu-nos o livre arbítrio! ;)
Quanto aos relatos que aqui faz do Génesis, ninguém acredita naquilo, pois não passam de grandes metáforas sobre a natureza humana e assim devem ser entendidas. Mas isso já você sabe.
samuel disse…
Razão (entre outras) que me fez saír de uma igreja, aos 15 anoa, mesmo sendo filho do pastor...

Abreijos
Ana Camarra disse…
CRN - Eu também o ignoro e ele ignora-me a mim, estamos quites!

AP-Em primeiro lugar, tirar esse você, faz-me velha é tu, depois estás redimido com essa de escreveres que o homem é apenas o esboço e a mulher a obra prima, completamente.

Samuel - Pois eu nunca consegui encontrar foi razões para aderir a semelhante coisa.

beijos
Mac Adame disse…
Deus aqui está bem retratado. Como o está, e ainda por cima com a costumeira genialidade do autor (José Saramago), no livro "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", onde é uma figura mazinha, por contraposição ao Diabo, personagem bem mais simpática. E eu acredito nessa visão, a visão "mainstream" nunca me fez sentido. Beijinhos.
Anónimo disse…
Bem, estas coisa das crenças e da religião tem muito que se lhe diga.
No entanto este teu artigo é bem pertinente, no que toca a várias perguntas fundamentais que fazes. Olha no que deu as posições do Vaticano, 'gestores de Deus', ao longo dos séculos... e no dias de hoje, a mulher ainda é descriminada com base neste treta da serpente...
Gostei da leitura, continua...
Kiss e Bom Domingo
Anónimo disse…
pois é, Ana... Deus reflecte a sociedade que temos, que não parece ter evoluido grande coisa desde o período Romano!
curioso é verificar que, nas sociedades pré-históricas, em princípio mais igualitárias, deus era mulher - a deusa-mãe...
representações masculinas no âmbito do sagrado, surgem mais tarde, já nas sociedades proto-estatais da Idade do Bronze... onde os homens são sempre representados com armas...
beijinhos,
pbruno
Ana Camarra disse…
Mac - Eu não sou Saramago, mas sim vendo em pormenor não é uma figura simpática.


Ludo - A Igreja ou as idegrejas tem sido mais travão que motor.

pbruno-è ao principio isto corria bem, até começarem á chapada, gajos....

beijocas
Abrenúncio disse…
Pois é, são os mistérios de Deus. Mas a mim ainda me faz mais confusão aquela da Arca de Noé e do dilúvio. Então como é que se metem todas as espécies animais dentro de uma arca? É que só de insectos, segundo os cientistas, existem pelo menos 5 milhões de espécies!
Ou a arca tinha o tamanho de Portugal, ou a bicharada naquela altura era muito reduzida.
Saudações sem leite da Garret do Marreta.

Cheira a revolução em revolucionaria.wordpress.com
Ana Camarra disse…
Marreta


Espera aí amigo que já te dou com a Arca!

beijocas
Zorze disse…
Isto de Deus tem muito que se lhe diga.
A questão da bondade?
Não é este Planeta o Inferno.

Beijos,
Zorze
Anónimo disse…
ora bem... não gosto de generalizar mas é mesmo isso que eu acho!
beijinhos,
pbruno
Anónimo disse…
generalizar, em relação aos gajos... mas, de facto, chapada, é muito mais com eles...
;)
pbruno
Agora, as perguntas da Ana são manifestações de incompreensão das metáforas. As mesmas perguntas já foram heresias menos dignas de complacência. Sorte, Ana, teres nascido no tempo em que já consegues segurar o pescoço com atrevimentos desses.
Ana Camarra disse…
Zorze – Pois tu sabes mais que eu mas estou tentada a concordar contigo.

Pbruno - não se generaliza mas aplica-se tantas vezes que cansa.

Ferrão – Qualquer dia fico sem pescoço…

Beijões
Ana Camarra disse…
Zorze – Pois tu sabes mais que eu mas estou tentada a concordar contigo.

Pbruno - não se generaliza mas aplica-se tantas vezes que cansa.

Ferrão – Qualquer dia fico sem pescoço…

Beijões
Fernando Samuel disse…
Texto delicioso.
E mais não digo.

um beijo.
Ana Camarra disse…
Fernando Samuel

Obrigado!
Curiosidade tu comentas o meu ao mesmo tempo que comento o teu!

beijos
Lucas disse…
Por não conhecer a bíblia, sita coisas surreas e utiliza sua ignorancia sobre o assunto para falar besteira, adão é eva tiveram cain e abel e tiveram uma filha tambem, só pra constar o seu comentário lá em cima. #semnoção
Felipe Jansen disse…
gente de pouca fé vcs ! que blog mais confuso ,assim como a mente de vcs sao muito confusa ,quem tem DEUS e o contrario ,EXCLARECIDO !
OS 7 SACRAMENTOS VCS DEVEM PROCURAR !os 10 mandamentos seguir
Natanael disse…
Ana,independente do homem (genero)crêr ou não no evangelho de Jesus Cristo ou Deus ,independente do credo que professa ou não crer em nada,isto não mudará a condição das almas perante o Criador(justo Juíz),no dia em que cada um dará conta de si mesmo perante Ele.Muitos seram condenados por diversos crimes conforme está claro no Antigo e Novo Testamento de Nosso Senhor Jesus CRISTO, a propria incredulidade por sí já conduzirá a alma ao inferno;porque ELE disse: quem não crer já está condenado, mas qualquer homem pode e deve procurar a Verdade,porque Jesus Cristo é a Verdade. Fuja das falsas religiões,idolatrias,espiritismos,crençãs pagãs e filosofias humanas.Deus existe sim,a Biblia contém a mente de Deus,a condição do homem,o caminho da salvação,a condenação dos pecadores,e a felicidadedos cristãos; leia a Biblia,procure por Jesus Cristo enquanto se pode achar porque a morte física não é o final como muitos dizem,mas sim uma continuidade num estado bom ou terrível de paz ou tormento onde se colhem os frutos semeados em vida eternamente . Todos quanto lêram este precioso texto levaram consigo para a eternidade a responsabilidade por crer ou descrer,aceitar ou desprezar o anúncio que: Jesus Cristo é o único e suficiente salvador, também o único intercessor entre DEUS e o homem para a honra de DEUS.