Às vezes tenho a sensação que estão a gozar comigo!

Li num jornal já com uns dias que na ilha do Corvo existe um Lar de Idosos completamente equipado fechado por falta de utentes, o único interessado acabou por desistir e recebe apoio domiciliário.
Pergunto-me de quem será a responsabilidade de tal investimento?
Num país onde é crónica a falta de equipamentos de apoio à terceira idade, é quase obsceno pensar que foi investido dinheiro num lar, supostamente com todas as condições no local mais improvável….
Será que aceitam idosos do continente?

Ainda noutro registo e porque basicamente a pouca TV. que vejo, estando limitada aos quatro canais generalistas nacionais, é mesmo a RTP2, dou conta de um anuncio muito bonito que apela à leitura, no anuncio, institucional, é dito que o cérebro necessita da leitura para se exercitar e que ler é único método para combater a iletracia.
Até está muito bem se não fosse o livro um artigo de luxo, com IVA igual ás bebidas alcoólicas e ao ouro.
Eu leio, leio imenso, sou uma papa livros, mas não compro nem um quinto daqueles que gostaria, troco com amigas, compro alguns quase a meias (Compra lá o Equador que eu compro o Rio das Flores… depois trocamos)
O meu sonho, caso fosse bafejada com uma fortuna inesperada, era entrar numa livraria de carrinho de hipermercado e fazer o gosto ao dedo, depois enchia uma mala de viajem só com livros e ia para Cuba beber mojitos e ler ao pé do mar, os trapos necessários logo adquiria à medida das necessidades.
Faço listas na Livraria no Natal e Aniversário e a família lá vai, sabem que é a prenda que me desperta o sorriso nos olhos.

Cada vez que a família me dá um dinheirinho e apesar das recomendações (Compra um casaco de Inverno, compra umas botas, uns sapatos) já sabem que o investimento é livros.
Não vou à Feira do Livro há vários anos porque venho de lá com mais livros do que o meu orçamento permite e um amargo de boca de deixar para trás tantos livros órfãos.
Será que esta Comissão, Ministério, Departamento Governamental ou Secretaria de Estado que promove este anúncio tem noção do preço dos livros?
Tem noção do preço dos livros escolares, por exemplo?
Tem noção que a rede de Bibliotecas Públicas e Escolares são suportadas pelas Autarquias Locais....




Acho que não tem noção de nada…

Comentários

Anónimo disse…
Bom post. Quase que poderia jurar, que essa 'maltinha' dos gabinetes não sabe o preço dos livros... :-)
Kiss Amiga
Ana Camarra disse…
Ludo

Como escreveu Gedeão e cantou Manuel Freire: Eles não sabem nem sonham....

beijocas
Anónimo disse…
Não sei se é, mas não me admiraria nada que o lar tivesse sido construido pela autarquia e é como dizes quantos dele estão necessitados, por aqui.

Quanto aos livros é como pão para a boca.

Abreijo
Mário Pinto disse…
Ana,
Considerando a politica de aborregamento de massas que se verifica nos últimos anos, o livro deve ser vetado ao povo, um povo sem educação é mais fácil de manipular e terá menos recursos para exercer qualquer direito que se assemelhe à livre escolha.

Cumprimentos.
Anónimo disse…
Tenho poucas prendas de Natal e aniversário. A família é curta e, até há pouco tempo, as prendas da filha saiam do orçamento familiar, mas recebo quase sempre livros.
Acho que é a única prenda que se pode repetir pela vida fora sem receio de oferecer sempre o mesmo.
Bem melhor do que peúgas e lenços eheheh.
Tenho de me informar acerca desse lar de idosos. Eu gosto de pouco bulício e a Ilha do Corvo, com os seus 400 habitantes, era o local ideal para uma velhice sossegada. Talvez demasiado sossegada. Pensando melhor, acho que não. Era um sossego de morte Eheheh

Beijinho.
Anónimo disse…
Ana
Eles sabem e têm a noção, só que os cifrões que têm nos olhos,não os deixa ver para fora; só vêm para dentro!
Anónimo disse…
Ou muito me engano, ou há alguém que deve estar orgulhoso da obra que lhe permitiu embolsar uns trocos. Se aceitarem idosos do Continente, asseguro que é uma boa escolha. O Corvo é lindo e respira-se uma paz imensa!
ferroadas disse…
Olá amiga

Continuação de óptimas férias.

Sabias que a ilha do Corvo é dos poucos sítios do mundo onde não existem assaltos, existe apenas um GNR e as portas não tem fechaduras, apenas o trinco. Em relação ao dito lar de terceira idade é realmente dinheiro mandado ao lixo.

No que toca aos livros, também sinto na carteira as vicissitudes da "crise" orçamental, Portugal deve ser dos únicos países do mundo a taxar o IVA dos mesmos à taxa máxima.

Que porra de país, que merda de governantes.


BJS
Mac Adame disse…
Eu também gosto, e para grande azar meu os escritores portugueses são dos meus preferidos. Caso contrário, só lia em inglês, que ficava bem mais barato. Enfim, em país desgovernado por mentecaptos, o que mais seria de esperar senão considerar os livros artigo de luxo (aliás, tal como certos produtos de higiene, etc., etc., etc.)?
Ana Camarra disse…
Salvoconduto – Pois é o esquema do costume um país de oportunidades perdidas e coisas mal feitas, chove 2 dias há inundações, não chove 2 dias há seca….
Os livros são isso mesmo, pão.

CRN – Pois que o esquema é esse não tenho dúvidas, aliás é ver o rumo geral da educação.

Atever – Uma peúguita ou uma cueca também dá jeito….Quanto à ida para corvo deve ser uma calma demasiada.

José – Eles tem uma visão parcial!

Carlos Oliveira – Aposto que sim, alguém se encheu. Acredito que o Corvo seja lindo estou a ver se este ano consigo ir aos Açores, mas estranhamente ou talvez não é um destino mais caro que muitos estrangeiros.

Ferroadas – “Que porra de país , que merda de governantes”. O QUE FAZ FALTA È ACORDAR A MALTA!

Mac – Por exemplo as fraldas de bebé ou as de adultos tem 21% de IVA, no entanto a Coca-cola não, porque será?

Beijocas
Ana Camarra disse…
Burro Velho

Os únicos comentários que costumo censurar, aliás foi por isso que coloquei moderação, são os obscenos e os que tem links marados.
Nao sendo burra velha, não sou parva.
A informação que envia é uma informação que deverá divulgar para quem mantem tal personagem em tão elevados cargos.

compts
Zorze disse…
Olá Ana,

País de incoerências brutais. Casos como o desse Lar, infelizmente, há muitos por aí espalhados neste País.
É um País a saque.

Gasta-se dinheiro em publicidade para incentivar a leitura e depois na prática as políticas são ao contrário, ou mesmo, desprezo.
Quando dou prendas normalmente ofereço livros.

Beijos,
Zorze
Ana Camarra disse…
Zorze

Pois é amigo, por isso temos e estar atentos, sempre.
Fazes muito bem em oferecer livros.

bjks
Menina Idalina disse…
Lá está .... Eles não tem noção de nada . O mundo para esses senhores resume-se ao seu próprio umbigo e ao alimentar a perturbação narcísica de personalidade que sofrem.
bj ... Continuação de boas férias .
Ana Camarra disse…
Menina Idalina

Por vezes duvido da minha sanidade mental.
Eles tem perturbações mas o mexilhão é que se lixa.

beijocas
LuisPVLopes disse…
Alguém se abotoou de certeza.